BRASIL – Comércio brasileiro espera faturamento recorde de R$ 4,64 bilhões na Black Friday, impulsionado por desaceleração da inflação e corte da taxa de juros.

O comércio brasileiro está bastante otimista em relação às vendas da Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (24). Segundo a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento previsto para este ano é de R$ 4,64 bilhões, o que representa um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. Caso essa previsão se concretize, será o maior volume de vendas já registrado para a data, que foi introduzida no Brasil em 2010.

De acordo com um levantamento realizado pela CNC, os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, com um faturamento esperado de R$ 1,28 bilhão, e de móveis e eletrodomésticos, com um faturamento previsto de R$ 1,05 bilhão, deverão responder por quase metade (48%) do total das vendas. Em seguida, destacam-se os ramos de hiper e supermercados, com um faturamento estimado em R$ 1,02 bilhão, e de vestuário, calçados e acessórios, com previsão de faturamento de R$ 0,73 bilhão.

Um dos fatores que prometem impulsionar as vendas é a desaceleração da inflação. De acordo com a CNC, no ano passado, os preços livres da economia acumulavam uma alta de 9,7%, enquanto este ano a variação é de 3%. Além disso, a valorização de 7,5% do real em relação ao dólar tem contribuído para estratégias mais agressivas de preços por parte dos varejistas.

Os recentes cortes na taxa básica de juros promovidos pelo Banco Central, que favorecem o crédito, representam outro fator estimulante para as compras, especialmente de bens duráveis, como geladeiras, televisões e celulares. Segundo o economista da CNC, Fabio Bentes, o início da flexibilização da política monetária tende a distensionar o mercado de crédito, o que pode resultar em um maior volume de vendas de bens duráveis.

Uma pesquisa da CNC também revelou quais produtos estão sendo mais procurados pelos consumidores na internet nos últimos 30 dias. Com a onda de calor que o país enfrenta, não é surpresa que o aparelho de ar condicionado esteja no topo da lista, com um aumento de 177% nas buscas. No entanto, o efeito negativo é que os preços desses aparelhos têm registrado um aumento de 2,9% nos últimos 40 dias.

Desde 2017, a Black Friday tem apresentado um crescimento contínuo no volume de vendas. Atualmente, é a quinta data mais favorável para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. A partir de 2020, o crescimento se intensificou devido ao aumento do comércio online, e a facilidade para consulta e comparação de preços na internet tem contribuído significativamente para o ganho de importância da Black Friday no calendário nacional, conforme apontado pela CNC.

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