MACEIÓ – Programa Emprega PCD leva inclusão ao mercado de trabalho maceioense e transforma vida de pessoas com deficiência

O programa Emprega PCD foi lançado em agosto de 2023, durante a semana Municipal da Pessoa com Deficiência e, desde então, tem se destacado como um divisor de águas para a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho maceioense.

A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, tem como principal objetivo criar uma ponte entre empresas e pessoas com deficiência aptas para as vagas disponíveis no mercado de trabalho. Como resultado do programa, foram ofertadas 32 vagas exclusivas para PCDs nos novos Mix Mateus, que serão inaugurados nos bairros do Antares e Tabuleiro do Martins.

Um dos beneficiados pelo programa é Alexandre Mateus, 23 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conseguiu seu primeiro emprego através do Emprega PCD. Atualmente, ele está em treinamento na unidade da Serraria e ocupará a função de operador de caixa. O jovem está animado com a oportunidade e afirma que descobriu um novo interesse no mercado de trabalho, além de desejar permanecer lidando com clientes e fazendo amigos.

Além disso, todos os selecionados passaram por um dia de integração para conhecer o novo ambiente de trabalho, no qual foram disponibilizados recursos de acessibilidade, como intérprete de libras. A analista de responsabilidade social do Mix Mateus, Andreza Coutinho, destaca a importância desse momento para que todos se sintam acolhidos e parte importante da equipe. Ela também foi responsável pelo recrutamento dos novos funcionários e, por ser uma pessoa com deficiência auditiva, compreende a importância de abrir as portas do mercado de trabalho para que a pessoa com deficiência possa traçar novos caminhos.

Segundo ela, incluir uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho é fundamental para empoderar este funcionário, fazendo com que ele olhe para si e reconheça os seus valores como pessoa e se posicione. Essas palavras têm ecoado entre os novos funcionários, como Danilo Timóteo, repositor em treinamento, que estava desempregado há mais de dois anos e agora se sente útil com o novo emprego. Ele já planeja o futuro, como viajar com a sua esposa ou até mesmo aumentar a família.

O programa Emprega PCD tem se destacado como um importante agente de inclusão no mercado de trabalho maceioense, proporcionando novas oportunidades e novos horizontes para pessoas com deficiência. O sucesso do programa demonstra que, com iniciativas como essa, é possível promover a inclusão e a valorização das habilidades e potencialidades das pessoas com deficiência.

Botão Voltar ao topo