O Desenrola é uma plataforma desenvolvida pela B3, no site www.desenrola.gov.br, que permite aos consumidores renegociar suas dívidas de forma fácil e acessível. Para acessar a plataforma de renegociação, o consumidor precisa ter cadastro no Portal Gov.br, com conta nível prata ou ouro, e estar com os dados cadastrais atualizados. Em seguida, o devedor terá de escolher uma instituição financeira ou empresa inscrita no programa para fazer a renegociação. A página listará as dívidas por ordem de desconto, do maior para o menor. O consumidor poderá parcelar o débito em até 60 meses, pagando juros de 1,99% ao mês.
A partir do dia 22 de novembro, o governo federal promoverá o “Dia D – Mutirão Desenrola”, em parceria com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores para fomentar as renegociações de débitos e ampliar o alcance do programa. Os bancos vão aumentar os horários de atendimento de parte de suas agências no dia 22, de acordo com as próprias políticas internas. Antes desse evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirão em uma live para abordar os avanços e o propósito do mutirão, assim como para propagar e impulsionar as ações previstas para o Dia D do Desenrola.
A primeira etapa do Desenrola, destinada à Faixa 2, ocorrida entre julho e setembro, renegociou R$ 15,8 bilhões de 2,22 milhões de contratos. No total, 6 milhões de pessoas que tinham débitos de até R$ 100 tiveram o nome limpo. As renegociações para a Faixa 2 devem ser pedidas nos canais de atendimento da instituição financeira, como aplicativo, sites e pontos físicos de atendimento. Este programa visa ajudar a população a quitar suas dívidas e limpar seus nomes, melhorando sua situação financeira e facilitando o acesso a crédito no futuro.