O Mudômetro e o aplicativo Alagoas Mais Verde estarão integrados, de forma que a partir do momento em que uma muda é plantada e registrada no aplicativo, o plantio será computado no Mudômetro. Além disso, quem plantar mais receberá prêmios, no caso de pessoas físicas, e selos Alagoas Mais Verde Bronze, Prata e Ouro, na categoria empresas e municípios.
O Mudômetro será instalado na fachada do prédio onde está sediado o IMA, no antigo Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, no Farol.
Segundo o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, o objetivo da iniciativa é proporcionar uma competição saudável onde o grande vencedor ao final será o meio ambiente. Ele ressalta que o IMA já possui a vantagem de 1,5 milhão de mudas plantadas desde 2015, com trabalhos de reflorestamento, recomposição de matas ciliares, e plantio de mudas.
Além do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde, o IMA lançou em setembro o projeto Calçada Verde, que tem como objetivo transformar as calçadas em faixas de solo preenchidas com plantas nativas. Nove bairros de Maceió já foram beneficiados por esse projeto.
Desde 2015, o programa Alagoas Mais Verde tem levado a arborização, reflorestamento, recomposição de matas ciliares aos municípios alagoanos, além da recuperação de áreas desmatadas, por meio do plantio de mudas de árvores nativas. O programa já contemplou os 102 municípios do Estado, com o plantio de mudas ou a doação dessas espécies. Em junho de 2021, a iniciativa bateu a meta de 1 milhão de mudas plantadas em todo o território alagoano.
O lançamento do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde acontecerá na sexta-feira, dia 24, às 9h30, no auditório do IMA, localizado na Avenida Fernandes Lima, 679, 3º andar, Antigo Shopping Cidade.