Segundo a Defesa Civil estadual, após um dia de tempo firme, o clima deve voltar a ficar instável a partir desta terça-feira. Chuvas fracas e isoladas estão previstas para hoje, com a combinação de calor e umidade favorecendo a ocorrência de temporais isolados a partir de amanhã. Embora o solo siga encharcado, os técnicos da Defesa Civil consideram baixo o risco das chuvas desta terça-feira causarem novas ocorrências.
Entre quarta-feira e quinta-feira, uma nova frente fria causará temporais, podendo provocar alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e danos à rede elétrica, especialmente no Grande Oeste catarinense. Com os níveis dos rios elevados e o solo encharcado, a Defesa Civil considera alto o risco de ocorrerem inundações em algumas regiões do estado.
Na sexta-feira, um sistema de alta pressão avança pelo estado e mantém o tempo firme com variação de nuvens em algumas regiões. Nas demais áreas, ainda há condição para chuvas fracas. O final de semana deve ser marcado pelo tempo nublado e temperaturas amenas, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em algumas áreas.
Além disso, a Defesa Civil autorizou o início da abertura das comportas da Barragem Oeste, em Taió, devido ao aumento do volume d´água. Onze prefeituras decretaram estado de calamidade pública devido aos impactos do clima.
No oeste catarinense, uma região impactada pelas ocorrências climáticas, um homem faleceu eletrocutado quando a moto-aquática que pilotava encostou em cabos energizados. No estado, ao menos 5.858 pessoas foram obrigadas a deixar suas residências em busca de abrigo público ou de instituições assistenciais. O número de desalojados ainda não foi contabilizado.
Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta e siga as recomendações da Defesa Civil para evitar maiores transtornos e garantir a segurança. A prevenção e o cuidado são essenciais diante das condições climáticas adversas enfrentadas pelo estado.