Na terça-feira, 21 de novembro de 2023, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) publicou no Diário Oficial o resultado da primeira etapa do concurso Ações Inovadoras. O objetivo é premiar as melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público de Alagoas. A premiação está marcada para o dia 30 de novembro, no Centro de Inovação.
Nesta etapa, foram selecionados 21 projetos. Uma comissão organizadora, instituída em decreto, foi responsável por avaliar a conformidade das inscrições com os requisitos do edital. Conforme as normas estabelecidas, a ação inovadora deve estar em atividade há pelo menos quatro meses, a partir da publicação do edital.
Os projetos passaram por uma análise criteriosa, dentro de três categorias. A primeira delas é a de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor, que requer trabalhos que promovam um modelo de gestão participativa, desburocratizada, moderna, transparente e com foco em resultados. A segunda categoria é a de Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital, destinada a ações que melhorem e ampliem os recursos de tecnologia no atendimento ao cidadão, gerando soluções para otimizar o serviço público. Por fim, a categoria Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas abrange ações que elevem o padrão, a oferta e qualidade dos serviços para a população.
Para ser aceito, o projeto deve trazer impacto significativo para a modernização da gestão, identificando necessidades reais dentro do serviço público. Além disso, a ação inovadora também deve apresentar resultados mensurados a partir de documentos comprobatórios.
A iniciativa do concurso Ações Inovadoras é da Seplag, por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal). A premiação será uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores estaduais que estão empenhados em trazer inovação para o serviço público alagoano. O concurso representa uma forma de incentivar a criatividade e a busca por soluções que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população.