A 20ª fase da operação resultou em duas prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Bayeux, na Paraíba, e em Mirassol do Oeste e Cáceres, em Mato Grosso. Todos os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como alvos dez investigados.
Segundo a Polícia Federal, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, bem como crimes da lei de terrorismo. Ressalta-se que as investigações são de extrema importância para prevenir e coibir atos que ameacem a democracia e o Estado de Direito.
Até o momento, a Operação Lesa Pátria já cumpriu, em todas as suas fases, 88 mandados de prisão e 367 mandados de busca e apreensão, além da instauração de 17 inquéritos policiais. Vale ressaltar que a atuação da Polícia Federal tem sido de fundamental importância para a garantia da ordem pública e para a preservação dos princípios democráticos.
É importante ressaltar que a Polícia Federal vem agindo de forma diligente para identificar e punir aqueles que buscam subverter a ordem democrática e que participaram de atos que atentam contra a estabilidade do Estado. A investigação em curso demonstra o compromisso das autoridades em promover a justiça e a segurança para todos os cidadãos.