O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e contou com a presença de centenas de servidores de todos os setores, desde efetivos a estagiários. O destaque do evento foi a roda de conversa entre a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira; o líder comunitário e secretário municipal de Assistência Social (Semas) da cidade de Cubatão (SP), Sebastião Ribeiro, conhecido como Zumbi; e o CEO da rede Mundaú Mundo e fundador do Instituto MandaVer, Carlos Jorge.
Durante o evento, foi feito o questionamento sobre que tipo de líder Zumbi seria nos dias de hoje. Desenvolvendo um trabalho de liderança participativa, Zumbi conseguiu modificar a realidade de uma antiga área de invasão em São Paulo, inovando com conceitos de responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, Zumbi atua como secretário de Assistência Social em Cubatão e, apesar de toda sua história de superação e liderança, afirma não se considerar um líder, mas alguém que “faz a sua parte”.
A superintendente Alexandra Vieira, que lidera uma equipe formada por dezenas de pessoas na Sefaz, também compartilhou sua trajetória de estudo e superação, destacando a importância do apoio dos gestores que a incentivaram para que ela estivesse em um cargo de liderança.
O empreendedor social Carlos Jorge foi o mediador de toda a conversa, que ganhou ainda mais destaque com a apresentação da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte – Capoeira (Abadá-Capoeira), pertencente à ONG Viva Mundaú, que realizou uma apresentação de capoeira, expressão cultural brasileira que mistura elementos como arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
O evento proporcionou um momento de reflexão e debate sobre liderança, resgatando a importância da resistência negra e da cultura afro-brasileira, tornando-se uma ocasião de valorização da diversidade cultural e étnica. Com a presença de figuras inspiradoras e a apresentação da capoeira, o “Encontro com Zumbi” foi um sucesso, estimulando a reflexão e promovendo a consciência sobre a importância da luta pela liberdade e a resistência contra a opressão.