A Política Nacional Aldir Blanc foi aprovada em julho de 2022, refletindo uma conquista conjunta da sociedade artística, parlamentar e civil. Ao contrário de medidas emergenciais anteriores, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 1, a PNAB estabelece um olhar a longo prazo, incentivando os estados a criar editais e fomentos que impulsionem a cultura local. Com a destinação de recursos até 2027, a iniciativa promete fortalecer a identidade nacional por meio do financiamento à cultura.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca o plano como uma oportunidade histórica e demonstra convicção nos impactos positivos que essa iniciativa trará para o estado. “Estou confiante de que a implementação da Política Nacional Aldir Blanc será um sucesso aqui em Alagoas, seguindo o exemplo positivo da Lei Paulo Gustavo. Para nós, incentivadores culturais, a implementação de políticas públicas é o alicerce essencial para avançarmos em nosso trabalho de maneira contínua”, disse a gestora.
A PNAB se destaca como a maior iniciativa cultural do Brasil, representando um marco para a cultura alagoana. Com a destinação de recursos significativos até 2027, a adesão ao plano de ação é um passo fundamental para fortalecer e promover a cultura local, promovendo impactos positivos em todo o estado. A Socult, juntamente com o apoio da sociedade artística e civil, buscam impulsionar as manifestações culturais por meio do financiamento e incentivo à cultura, refletindo a importância e o potencial da cultura alagoana.