Essas ferramentas foram concebidas para contabilizar as ações de arborização do IMA, que já alcançam a notável marca de 1,5 milhão de mudas plantadas em todo o estado. Premiações serão concedidas aos maiores plantadores individuais, juntamente com um ranking que distribuirá os selos Alagoas Mais Verde (Bronze, Prata e Ouro) a empresas e municípios.
O aplicativo Alagoas Mais Verde pode ser baixado nas lojas de aplicativos App Store e Play Store. Basta pesquisar por “Alagoas + Verde”, e dessa forma é possível contabilizar as mudas plantadas, além de acompanhar o ranking e ficar atento às premiações que serão distribuídas.
O superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, classifica a iniciativa como inovadora. “O aplicativo Alagoas Mais Verde foi criado para incentivar a população local, municípios, instituições e empresas a fazer essa competição entre quem planta mais mudas, e expor para a população esses números por meio do Mudômetro. A partir dessa iniciativa, a biodiversidade nas cidades irá melhorar, além de uma redução no microclima das cidades, que ocorrerá devido à arborização”, explica.
Normande afirma que espera que os números de plantio do IMA sejam superados, convidando a população a plantar uma quantidade de mudas que ultrapasse os números já registrados pelo órgão. “A ideia é que alcancemos muitos milhões, que nossos números sejam superados. Não é fácil, estamos há dez anos fazendo isso, mas eu espero que consigam”, conta.
Ivens Leão, diretor executivo do IMA, explica que o órgão, que já conta com outros aplicativos como “IMA Denuncie”, direcionado a denúncias ambientais, e “Nossa Praia”, no qual a balneabilidade das praias do estado pode ser acompanhada semanalmente, está se tornando referência quanto à integração da tecnologia às ações do órgão. “Essas ferramentas proporcionam a participação da sociedade junto conosco, de forma que a responsabilidade seja compartilhada entre a população e o poder público”, afirma.
O projeto de arborização do IMA, Alagoas Mais Verde, é responsável não apenas pela arborização, como também pela promoção de estabilidade no bioma local. Todas as mudas são selecionadas de acordo com a vegetação do estado. Características como clima e tipo de solo definem as espécies que serão direcionadas para cada plantio, entre elas a aroeira-vermelha (Schinus Terebinthifolia), ingá (Inga edulis), ipê-amarelo (Handroanthus Ochraceus) e saboneteira (Sapindus saponaria).
Além do Alagoas Mais Verde, os projetos Calçada Verde e Salsa Viva contribuem com o reflorestamento no estado. O Calçada Verde é um projeto em atuação nos bairros de Maceió, que pode ser solicitado por moradores que desejam preencher suas calçadas de casa com árvores. Já o Salsa Viva atua na recuperação de vegetação nativa no ambiente costeiro. A iniciativa do IMA visa, além de promover a arborização, também sensibilizar a população local sobre a importância da preservação ambiental e da responsabilidade compartilhada na promoção de um meio ambiente mais saudável e sustentável.