BRASIL – Inscrições para o Enade 2023 encerram neste sábado e 84% dos inscritos já responderam ao questionário do estudante

Mais de 400 mil estudantes se inscreveram para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, e todos eles têm até o próximo sábado para responder ao Questionário do Estudante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o último balanço indicando que cerca de 84% dos inscritos já haviam respondido o questionário até o início desta semana.

O formulário está disponível no Sistema Enade e é uma oportunidade para os participantes avaliarem seus cursos de graduação e as instituições de ensino superior em diferentes aspectos. Além disso, o questionário serve para compor o perfil dos participantes e compreender o contexto de seus processos formativos, o que é relevante para a compreensão dos resultados obtidos no Enade. Também auxilia nos processos de avaliação de cursos e instituições de ensino superior.

Segundo o Inep, preencher o questionário permite que o órgão conheça melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado em áreas como agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, entre outros. Além disso, serão avaliados cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, gestão hospitalar, segurança no trabalho e agronegócio.

A prova do Enade será aplicada no próximo domingo e a participação dos estudantes é de extrema importância para a avaliação e aprimoramento da qualidade da educação superior no Brasil. O Enade é uma oportunidade para os estudantes e as instituições de ensino refletirem sobre a formação acadêmica, contribuindo para o constante aprimoramento do ensino no país.

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