MACEIÓ – Prefeitura de Maceió oferece cuidados integrais de saúde e assistência a população em situação de rua, fortalecendo vínculos e garantindo autonomia.

A Prefeitura de Maceió tem desenvolvido um trabalho dedicado à população em situação de rua, visando oferecer cuidados abrangentes à saúde, acesso a direitos e fortalecimento de vínculos. As Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) têm desenvolvido uma série de iniciativas com o objetivo de garantir e resgatar a autonomia dessas pessoas.

Uma dessas iniciativas é o programa Consultório na Rua, que é formado por profissionais da Atenção Básica do Município com o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua à saúde. Este programa conta com equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, profissionais de Educação Física, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e agentes de ação social, distribuídas pelos oito Distritos Sanitários de Maceió.

De acordo com Jorgina Sales, coordenadora do Consultório na Rua, o trabalho busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, oferecendo atendimentos médicos, sociais e psicológicos às pessoas que têm dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde. Além disso, o programa atua em abrigos que acolhem essas pessoas, oferecendo os cuidados necessários.

Além dos serviços de saúde, o Consultório na Rua também oferece atividades culturais, como os projetos musicais Batuque Mundaú e Batuque D’elas, que oferecem arte e cultura para moradores de determinadas áreas.

Além disso, o município de Maceió conta com cinco equipes de Abordagem Social, que buscam atender às necessidades imediatas dessa população e fazer articulações para a inserção desse público na rede de serviços socioassistenciais e outras políticas públicas. As equipes realizaram 917 atendimentos entre maio e agosto de 2023.

A cidade também possui três Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, os Centros Pop, que oferecem trabalho social aos usuários, com orientação individual e grupal, acesso à alimentação, espaço de higiene pessoal, guarda de pertences e inclusão no Cadastro Único, realizando 6.039 atendimentos a 509 usuários.

Maceió também dispõe de quatro unidades de acolhimento, com 270 vagas, distribuídas entre unidades de execução direta e indireta. Além disso, a Semdes tem promovido a capacitação dos agentes para o tratamento mais digno de pessoas em situação de rua, realizando mutirões de cidadania, ações de lazer, cidadania, autonomia e geração de emprego e renda.

Essas ações têm como objetivo manter a dignidade e qualidade de vida das pessoas em situação de rua e mostrar que elas são integrantes e merecem respeito e cuidado. A Prefeitura de Maceió trabalha para garantir que essas pessoas se beneficiem dos serviços e cuidados oferecidos e possam ter acesso a uma vida digna e melhor.

Sair da versão mobile