O objetivo da Mostra é divulgar e mapear iniciativas fundamentadas na Política Nacional de Humanização (PNH) que são desenvolvidas nos serviços de saúde de Alagoas. Além da Uncisal, outras instituições como o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Penedo também tiveram ações reconhecidas e contempladas pela Mostra.
No Hospital Escola Portugal Ramalho, foram reconhecidas diversas ações, como o projeto de economia solidária “Brechó Mãos Unidas em Busca de um Espaço na Comunidade”, iniciativas de educação alimentar e nutricional em saúde mental, o “Projeto Quero + PICS” e a “Sala de Cuidados Nise da Silveira”. O Hospital Escola Helvio Auto também teve sua iniciativa “LU.D.I e as Ações em Humanização no Hospital Escola Doutor Helvio Auto” reconhecida. Na Maternidade Escola Santa Mônica, o projeto “Grupo Terapêutico Conectar” também se destacou, assim como o “Grupo de Trabalho Integrado de Humanização, Desenvolvimento e Qualidade de Vida no Trabalho” do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização (NAHUM).
“A Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas é um espaço muito importante de fortalecimento do SUS. Nela, temos a oportunidade de evidenciar o SUS que dá certo, através das práticas exitosas de gestão e cuidado aos usuários e também aos trabalhadores. A Uncisal ter sete dos onze projetos apresentados nos mostra que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes com esse resultado”, destacou Aline Lemos, coordenadora do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização da Uncisal.
Essa conquista da Uncisal na Mostra demonstra o compromisso e a excelência da instituição na promoção da humanização e melhoria da qualidade dos serviços de saúde em Alagoas. Com iniciativas inovadoras e impactantes, a universidade se destaca como referência na área e contribui significativamente para o avanço e aprimoramento do sistema de saúde pública no estado.