A Serfi será responsável pela condução dos escritórios de São Paulo e Brasília e será comandada por Caroline Balbino, ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). A aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa representa mais uma demonstração da atuação harmônica dos Poderes em Alagoas, sempre pautada pelos interesses da evolução econômica do Estado.
O projeto foi encaminhado pelo governo em outubro de 2023, e a justificativa para a criação da Serfi foi apresentada como uma oportunidade de promover uma nova abordagem na gestão de políticas públicas, especialmente no que diz respeito às energias renováveis, e de ampliar a relação do estado com outras unidades federativas e países. Para o governador Paulo Dantas, a nova secretaria é fundamental para o desenvolvimento econômico e estratégico de Alagoas.
A decisão da ALE demonstra a importância dada à proposta do governador e reforça o compromisso com a evolução do estado. Cabe agora ao governador Paulo Dantas sancionar a alteração na estrutura administrativa do governo e dar início aos trabalhos da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais. A expectativa é que a Serfi contribua significativamente para o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais de Alagoas tanto a nível nacional quanto internacional.