O processo de certificação junto ao Ministério teve início em maio de 2023, com o transplante de coração, seguido da habilitação para o transplante de rim. A coordenadora da Central de Transplante de Alagoas, Daniella Ramos, explicou que, até o momento, o estado só possuía equipes autorizadas a realizar transplantes em hospitais privados filantrópicos. Com a habilitação do Hospital do Coração, o estado passa a ter mais autonomia.
O diretor do hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, destacou que a unidade é de alta complexidade especializada e a habilitação para transplante de órgãos, por meio do Ministério da Saúde, enfatiza a excelência do hospital para a população.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da habilitação, afirmando que Alagoas vive um marco histórico em ter o primeiro hospital 100% SUS do estado habilitado a realizar transplantes de rim e coração.
Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene possui 52 leitos e conta com programas de insuficiência cardíaca e acompanhamento de pacientes transplantados. A equipe para transplantes do coração terá a coordenação do cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto e será composta por cirurgiões cardiovasculares, anestesiologistas e cirurgiões torácicos. Já a equipe para transplante de rins possuirá a coordenação da nefrologista Nathalia Pacheco e será composta por nefrologistas, cirurgiões gerais, urologistas e anestesiologistas.