BRASIL – Lula da Silva busca parcerias na Arábia Saudita para investimentos em energias verdes e fortalecimento do Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou a empresários brasileiros e sauditas em Riade, na Arábia Saudita, nesta quarta-feira (29), destacando as oportunidades de investimento no Brasil e ressaltando os projetos em energias verdes. Lula também está participando da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes.

Durante o fórum empresarial organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo governo saudita, Lula enfatizou o compromisso do Brasil com a energia renovável, ressaltando que a energia elétrica do país é quase 90% renovável. Ele apresentou o potencial do Brasil e das energias renováveis, revelando o desejo de construir parcerias para o desenvolvimento dessa nova matriz energética.

Além disso, o presidente acredita que o Brasil pode ser um centro na produção de energias alternativas e, daqui a 10 anos, poderá ser chamado de “a Arábia Saudita da energia verde”. O compromisso do Brasil em alcançar o desmatamento zero até 2030 também foi ressaltado por Lula.

Lula defendeu que o Brasil possui uma base intelectual e científica-tecnológica sólida, além de um sistema financeiro robusto, convidando os empresários sauditas a construírem parcerias com as empresas brasileiras. Ele também citou a possibilidade de investimentos em fertilizantes, como forma de garantir a estabilidade diante da incerteza criada pela guerra da Rússia na Ucrânia.

O presidente Lula ainda cumprimentou os sauditas pela entrada do país no Brics – bloco composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. E reforçou a importância do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), cobrando aportes do país do Oriente Médio para financiamento em mais países.

Além disso, o presidente convidou o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, a atuar junto ao Brasil nos eventos que sediará em 2025, incluindo a COP 30 em Belém, no Pará. Lula e Salman se reuniram em Riad e estimam que as transações comerciais entre os dois países podem saltar dos atuais US$ 8 bilhões para US$ 20 bilhões até 2030.

Lula ainda tem programada a participação em eventos de promoção de produtos da empresa brasileira Embraer em Riad, seguida pela viagem para Doha, no Catar. No Catar, Lula deve tratar da guerra entre Israel e o grupo político-militar palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, aproveitando o país como um interlocutor para negociações em relação ao conflito.

As agendas no Catar ocorrem nesta quinta-feira (30), e na sequência, a comitiva presidencial desembarcará em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da COP 28.

Sair da versão mobile