ALAGOAS – Secretarias de Estado firmam acordo para garantir inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (29), as Secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O documento foi assinado pelos secretários Aline Rodrigues e Arthur Albuquerque.

O acordo visa implementar medidas para garantir que pessoas com deficiência tenham oportunidades iguais no mercado de trabalho. A ideia é acolher os cidadãos com deficiência que estão em busca de uma oportunidade de emprego e colocá-los em contato com as empresas que têm vagas disponíveis e precisam cumprir a Lei de Cotas.

Para atingir esse objetivo, a Secdef disponibilizará um técnico especializado em atendimento a pessoas com deficiência no Sine Alagoas de Maceió, localizado no bairro de Jaraguá. Este profissional ficará responsável por receber e cadastrar os profissionais em busca de trabalho. Já a Seteq atuará como intermediária entre os profissionais e os empregadores, além de divulgar as vagas disponíveis.

A expectativa é que o serviço comece a funcionar em 2024, após o espaço ser adequado para melhor receber a todos. A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, ressalta que a assinatura do acordo é mais um passo que o Estado dá rumo à equidade no acesso ao emprego e à autonomia tão sonhada por essas pessoas. Ela destaca a importância do trabalho para as pessoas com deficiência, ressaltando que todos merecem se sentir úteis.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Arthur Albuquerque, também se mostrou otimista com os resultados da parceria, afirmando que a assinatura do acordo é motivo de muita alegria. Ele reiterou o compromisso com a pauta e expressou confiança nos frutos que serão colhidos a partir dessa colaboração.

A iniciativa visa promover a inclusão e garantir que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que as demais no mercado de trabalho. Com essa parceria entre secretarias, espera-se que o estado de Alagoas avance na promoção da igualdade e no acesso ao emprego para todos os cidadãos.

Sair da versão mobile