Na última semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas foi reconhecida e premiada pelo Governo do Estado no Concurso de Ações Inovadoras. O destaque ficou por conta do programa Professor Mentor, que conquistou o segundo lugar na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida. O programa visa recompor as aprendizagens de estudantes da rede estadual, que foram perdidas ou afetadas durante a pandemia.
O programa, que foi lançado no final de 2021, tem como principal objetivo promover a recomposição de aprendizagens por meio de diversas ações, como a busca ativa de estudantes evadidos, fomento à pesquisa e iniciação científica, além do acompanhamento pedagógico individualizado de cada turma de ensino médio. Estas ações são realizadas por meio de um professor mentor, que ainda conta com o apoio de um estudante monitor.
Além disso, o programa conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que concede bolsas mensais no valor de R$ 1.500 para os professores e de R$ 250 para os alunos. No total, 7.300 pessoas são contempladas com estas bolsas.
Ricardo Lisboa, coordenador do programa e superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, comemorou os resultados alcançados pelo programa. “Estamos muito felizes, é o segundo ano que fomos premiados no Concurso de Ações Inovadoras e este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais para o planejamento do programa em 2024”, afirmou.
O reconhecimento do programa também foi destacado pela aluna Melissa Marques, da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino. Ela revelou como o programa transformou sua vida, ressaltando que se sentiu acolhida e passou a enxergar o futuro de uma maneira melhor, sem limitações.
Além do destaque do Professor Mentor, a Seduc teve outra ação premiada no concurso: os Espaços de Criatividade, Pesquisa, Inovação e Tecnologia da Educação de Alagoas. Estes espaços, como o Cecite, Observatório Astronômico do Cepa e o Efex, promovem desde formações de professores a projetos de iniciação científica, fomentando políticas de inovação e tecnologia na rede estadual de ensino. Também foi implantado um estúdio voltado à educação híbrida no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche.
A premiação da Secretaria de Educação demonstra o engajamento e esforço em implementar ações inovadoras e de qualidade, visando aprimorar e garantir a continuidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de Alagoas.