ALAGOAS – Técnicos do Governo do Rio de Janeiro chegam a Alagoas para auxiliar Gabinete de Crise da Mina da Braskem

Neste domingo, dia 3 de dezembro de 2023, o secretário-chefe do Gabinete Civil de Alagoas, Felipe Cordeiro, recebeu a equipe do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro, que veio a Alagoas para analisar a situação do possível colapso da mina 18 da Braskem, localizada em Mutange. A equipe é composta por geólogos e especialistas em desastres, e ficará em Maceió ao longo da semana para levantar informações sobre a situação da mina e possíveis intervenções na área.

O governador Paulo Dantas agradeceu ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que enviou a equipe e se colocou à disposição de Alagoas. Em conversa por telefone, Dantas afirmou que os estados vão trabalhar juntos para encontrar soluções definitivas para o problema da Braskem. A equipe do DRM está comprometida em dar apoio ao Estado no que for necessário, assegurou o presidente da DRM, Luiz Cláudio Almeida Magalhães.

O isolamento da área no entorno da mina 18 iniciou na semana passada, devido aos últimos acontecimentos. O coronel Moisés Melo, coordenador estadual da Defesa Civil, fez um breve relato sobre a situação e anunciou que na segunda-feira, dia 4 de dezembro, será realizada uma reunião de trabalho para apresentar todas as informações sobre o desastre aos técnicos do DRM e estudar possíveis soluções para evitar o colapso da mina 18.

A reunião contou com a participação do chefe da Assessoria Militar do Governo, coronel André Madeiros, e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O objetivo é unir esforços e conhecimentos para lidar com essa situação delicada e encontrar soluções que garantam a segurança da população e do meio ambiente. A chegada da equipe do DRM do Rio de Janeiro é mais um passo importante nesse processo de avaliação e busca por soluções definitivas para o problema da mina da Braskem em Alagoas.

Botão Voltar ao topo