Essa feira é realizada em parceria com as prefeituras municipais desde 2017 e se consolidou como um dos principais programas de incentivo à agricultura familiar do estado. O projeto tem como objetivo contribuir para o escoamento da produção de cerca de mil trabalhadores rurais acampados e assentados da reforma agrária em um intervalo de pouco menos de sete anos. No primeiro semestre de 2023, 50 toneladas de alimentos foram comercializadas em ações realizadas em diversos municípios, como Santana do Ipanema, Palestina, Senador Rui Palmeira e Carneiros.
A expectativa para a edição de Poço das Trincheiras é que pelo menos outros 10 mil quilos de alimentos frescos e livres de agrotóxicos possam chegar às mãos da comunidade local. O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, ressalta a importância das Feiras Agrárias na geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares e combatendo o êxodo rural.
Cerca de 60 feirantes já confirmaram presença na feira, que contará com uma estrutura inteiramente custeada pelo Governo de Alagoas. Além da exposição e venda de produtos agrícolas, os artesãos sertanejos também terão espaço dedicado à exposição e venda de suas obras.
A abertura da Feira Agrária está agendada para as 9h de sexta-feira, e seguirá em funcionamento até as 21h de sábado, junto com as demais atrações da ExpoPoço, que será sediada na Fazenda Charles Falcão, localizada nas imediações da AL 130.
O evento promete trazer benefícios significativos para a economia local, além de proporcionar um grande momento de integração entre os produtores rurais e a comunidade de Poço das Trincheiras.