BRASIL – “Dólar tem maior alta diária em dois meses e bolsa de valores registra maior queda em quase 40 dias”

Em um dia de intensa agitação nos mercados globais, o dólar disparou nesta segunda-feira (40), registrando a maior alta diária em dois meses. Ao mesmo tempo, a bolsa de valores teve a maior queda em quase 40 dias, fechando em 126 mil pontos.

O dólar comercial encerrou o dia valendo R$ 4,949, com um aumento de R$ 0,068 (+1,39%). A moeda operou em alta ao longo do dia, mas disparou após a abertura do mercado norte-americano. Com o desempenho de hoje, o dólar acumula uma alta de 0,69% nos primeiros dias de dezembro. No acumulado de 2023, a moeda norte-americana já caiu 6,27%.

No mercado de ações, o dia foi marcado por instabilidades, com o índice Ibovespa, da B3, fechando em 126.803 pontos, registrando uma queda de 1,08%. Após duas altas consecutivas, o indicador teve a maior baixa diária desde 27 de outubro.

Em escala global, os mercados financeiros enfrentaram um dia de instabilidade devido ao aumento das taxas de juros dos títulos do Tesouro norte-americano de dez anos, considerados os investimentos mais seguros do mundo. O aumento dessas taxas tem estimulado a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil.

Os investidores norte-americanos aguardam a divulgação de dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, prevista para a próxima sexta-feira (8). Caso a criação de empregos supere as expectativas, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) poderá aumentar os juros antes do fim do ano.

Em resumo, foi um dia de turbulência nos mercados globais, com impactos significativos no valor do dólar e no desempenho da bolsa de valores. A instabilidade foi causada pelo aumento das taxas de juros nos Estados Unidos e pela expectativa em relação aos dados do mercado de trabalho, o que mantém os investidores em estado de alerta.

Vale ressaltar que as informações acima foram obtidas através de fontes de mercado, fornecendo uma visão abrangente da situação financeira do dia.

Botão Voltar ao topo