Os resultados da pesquisa, baseados na opinião de 350 lojistas da cidade, apontam que o Natal é responsável por cerca de um terço do faturamento anual do setor. O presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, atribui esse otimismo ao clima favorável da data, bem como ao desempenho da economia e dos indicadores econômicos.
Segundo Gonçalves, a queda na taxa de desemprego e a inflação “domesticada” têm impactado positivamente nas vendas. Além disso, o presidente destacou que os preços ao produtor da indústria registraram deflação nos primeiros nove meses do ano. Ele também ressaltou que a inflação ao consumidor está em trajetória declinante.
Para atrair os consumidores, o comércio está oferecendo alternativas como promoções, kits promocionais, liquidações, sorteios, descontos, planos de pagamento facilitados e brindes. De acordo com a pesquisa, os presentes mais vendidos no Natal devem incluir roupas, calçados, brinquedos, bolsas, acessórios, celulares, perfumaria, beleza e bijuterias.
É esperado que o valor médio gasto em presentes por pessoa seja de R$ 200,00, e a forma de pagamento preferida é o cartão de crédito, seguido pelo cartão de débito, pix e dinheiro em pagamentos à vista.
Além disso, boa parte dos comerciantes pretende estender o horário de atendimento e abrir as lojas aos domingos no mês de dezembro, a fim de aumentar as vendas. Cerca de 68% dos lojistas de rua planejam reforçar a segurança com equipes de apoio e reforçar o monitoramento com câmeras, de acordo com a pesquisa.
Diante desses dados, o cenário é de otimismo entre os lojistas, que esperam um Natal movimentado e com boas vendas para encerrar o ano de forma positiva.