Os representantes eleitos terão, de acordo com a Secretaria, a função de atuar junto à gestão escolar, Conselho Escolar e aos próprios estudantes, com a intenção de buscar melhorias para as unidades de ensino. Este é um momento histórico para a Educação na cidade de Maceió, visando uma gestão mais democrática, uma vez que as entidades estavam desativadas desde o ano de 2016.
Os grêmios estudantis foram reativados pela Semed, por meio de portaria, neste ano de 2023. A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, ressaltou que os grêmios “são instrumentos fundamentais da gestão democrática, que proporcionam cidadania e protagonismo aos estudantes dentro das escolas”.
Esta iniciativa histórica de trazer de volta os grêmios estudantis, que antes estavam desativados, é um feito comemorado pela técnica da Coordenação Técnica de Articulação Escolar, Família e Comunidade da Semed, Edileuza Maciel, que exaltou o esforço da gestão de Jó Pereira e do prefeito JHC. Segundo ela, os grêmios possuem grande importância para os estudantes, pois proporcionam aos jovens o aprendizado sobre como ser cidadãos ativos e a reivindicarem seus direitos.
Tal comemoração, para Maciel, se dá pela importância ímpar e histórica que os grêmios estudantis têm, com o despertar de um sentimento de pertencimento à escola por parte dos estudantes.
Nas eleições, que estão ocorrendo com seriedade e respeitando normas, assim como acontece com as dos diretores, vice-diretores e Conselho Escolar, a posse dos eleitos está prevista para o dia 14 de dezembro. Até a data de 5 de dezembro, as chapas estavam passando pelas salas de aula de suas escolas, apresentando propostas e discutindo os pontos com os próprios alunos.
Os eleitores deverão apresentar o RG ou a declaração de matrícula para votar, sendo que o pleito ocorrerá nos dois turnos e, se houver Ejai na escola, a eleição também será à noite.
Durante todo o mês de novembro, a Semed realizou capacitações das Comissões Pró-Grêmio, formação das mesas receptoras e orientação sobre a eleição e apuração. No próximo dia 7, a comunidade escolar irá às urnas para decidir seus representantes, em um histórico momento para a educação em Maceió.