O evento ocorreu no auditório do Campus I da Uneal e contou com a participação de cinco instituições sociais do município. Durante a palestra, foram abordados temas como a campanha NFC, a captação e utilização dos recursos pelas entidades sociais credenciadas, e a importância de atuar como disseminador no projeto.
A chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, destacou a relevância dos tributos e do controle social para os estudantes de Ciências Contábeis, enfatizando que eles participam de um projeto de extensão que os orienta para práticas em entidades, no terceiro setor e no comércio. Além disso, receberam orientações sobre a NFC, compreendendo o programa, seus objetivos, a quantidade de prêmios disponíveis e outros assuntos.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Francis Beltrão, destacou que o encontro foi fundamental para apresentar aos alunos a campanha NFC, visando torná-los disseminadores dessa iniciativa. Ele ressaltou a importância de promover a educação fiscal e o compromisso da instituição de ensino em promover ensino, pesquisa e extensão.
Além dos estudantes e representantes da Sefaz, participaram do evento cinco instituições sociais envolvidas na campanha, todas situadas no agreste alagoano: Casa dos Velhinhos, Associação Civil Lar Semear, Comunidade Terapêutica Nova Vida, Associação Federativa de Capoeira de Alagoas (Afcal) e Abrigo Mãe Rainha.
A palestra teve como objetivo promover a educação fiscal e conscientizar os futuros profissionais da área contábil sobre a importância da Nota Fiscal Cidadã e o impacto que a correta utilização dos recursos pode ter no desenvolvimento das entidades sociais e da comunidade em geral.
O evento foi uma iniciativa da Sefaz em parceria com a Uneal com o intuito de fomentar a conscientização e a participação ativa dos estudantes no processo de disseminação de práticas fiscais corretas e éticas.