No dia 8 de dezembro de 2023, o Estado de Alagoas participou do primeiro evento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, representou Alagoas no evento e expôs os avanços do estado na área de adaptação climática.
Durante o painel “Governança em rede para acelerar a ação climática”, César apresentou os progressos de Alagoas, destacando a criação da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, a implementação da nova rede de monitoramento meteorológico, a institucionalização do Fórum de Mudanças Climáticas, a inauguração e modernização da Sala de Alerta e o aumento do número de profissionais na área. Essas ações têm colocado Alagoas como referência nacional no tema de adaptação climática.
O evento também contou com a participação de outras autoridades, como Rafael Tello, Diretor de Sustentabilidade da Ambipar Group; Deborah Cristina de Andrade Menezes Dias, Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe; e Carlos Aragon, Secretário do GCF Brasil. Além disso, houve um workshop climático com o objetivo de discutir o preparo dos órgãos estaduais e municipais antes da quadra chuvosa, bem como a institucionalização do Fórum de Mudanças Climáticas.
Gino César, que também é vice-presidente regional do Nordeste na Abema, destacou a importância do evento para a troca de experiências e práticas de sustentabilidade a nível nacional e internacional. Ele ressaltou que o mundo está voltado para a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, e que a expectativa é a definição de ações concretas para o cumprimento do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global em 1,5 graus Celsius.
A presença de Alagoas no evento da Abema em Dubai demonstra o compromisso do estado com questões ambientais e sua atuação ativa no cenário internacional em busca de soluções e práticas sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas e preservar o meio ambiente.