BRASIL – Jovens da Orquestra de Câmara do Pantanal se apresentam com Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro em concerto gratuito.

A Orquestra de Câmara do Pantanal, composta por doze jovens, realizará uma apresentação especial em parceria com a renomada Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O concerto está marcado para este domingo, às 17h, no Parque Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro.

Os talentosos músicos da Orquestra de Câmara do Pantanal fazem parte do Programa Vale Música de Corumbá, promovido pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Além disso, estudantes de música de projetos semelhantes em Belém e Serra (ES) também estarão participando do evento.

O repertório do concerto incluirá obras de compositores consagrados, como Bizet, Puccini e Villa-Lobos, e contará com a participação especial da soprano Gabriella Pace como solista. A regência ficará a cargo do maestro Renan Cardoso.

Este evento é aberto ao público de todas as idades e comemora o encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do Programa Vale Música. Ao longo do ano, os alunos participaram de ações didáticas e artísticas, estreitando os laços entre os dois grupos musicais.

A diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolón, revelou que a OSB ministra aulas tanto online quanto presenciais para os alunos de música, e que as duas orquestras celebrarão sua parceria no concerto deste fim de semana.

A Expo 2020, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, proporcionou aos jovens músicos a oportunidade de apresentarem seus talentos em um ambiente profissional. Alguns desses alunos já são profissionais, monitores ou professores do Moinho Cultural, destacando o sucesso do programa em capacitar talentos locais.

Além disso, Márcia Rolón revelou que o Instituto Moinho Cultural completará 20 anos em 2024 e lançará um livro narrando sua rica trajetória. Ao longo desse período, a instituição desenvolveu uma metodologia própria para trabalhar na fronteira com a Bolívia, promovendo uma cultura de paz por meio da música, dança, tecnologia e literatura.

A apresentação deste domingo faz parte do programa Conexões Musicais, que é uma iniciativa de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017. O programa visa valorizar a cultura local, promover a transformação social em comunidades desfavorecidas e aproximar o público jovem da música clássica.

Com mais de 100 mil beneficiados diretos e indiretos, o Instituto Moinho Cultural demonstra o impacto positivo que tem tido ao longo dos anos e se prepara para expandir sua proposta social em 2024. Este concerto especial certamente promete ser um evento único que evidencia o poder transformador da música e cultura.

Sair da versão mobile