Para usufruir do transporte coletivo gratuitamente, será necessário utilizar o bilhete único, que não será descontado nos dias mencionados. A prefeitura assegura que pessoas que não possuem o cartão poderão ser liberadas na catraca pelo cobrador ou pelo motorista.
Ao todo, serão beneficiadas 1.175 linhas de ônibus, totalizando 4.830 veículos que operam aos domingos na cidade de São Paulo. Em média, o sistema de transporte coletivo costuma atender cerca de 2,2 milhões de passageiros nesse dia, e estudos da SPTrans indicam que há 60% de capacidade ociosa nos ônibus aos domingos. A prefeitura afirma que o sistema poderá absorver um eventual aumento do número de passageiros sem a necessidade de aumentar o número de linhas de ônibus ou o efetivo da frota.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, garante que não será preciso aumentar os repasses de recursos para as concessionárias de ônibus, uma vez que o sistema já opera com 60% de ociosidade daquilo que é contratado das empresas. No entanto, a prefeitura estimou que deixará de arrecadar cerca de R$ 280 milhões anualmente provenientes do pagamento das passagens.
O anúncio foi bem recebido por Daniel Santini, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), que destacou a medida como um avanço significativo para a população. Segundo o pesquisador, a tarifa zero aos domingos pode ser vista como uma ação para tentar combater a forte diminuição do número de passageiros registrada nos últimos anos, que ameaçava levar o sistema ao colapso.
Santini ressaltou a importância de estabelecer critérios para os repasses às concessionárias, mecanismos para o acompanhamento e transparência sobre como os subsídios serão encaminhados e executados pelas empresas. Ele também indicou que o passe livre aos domingos pode servir como um teste para a implementação da tarifa zero universal em todos os dias da semana.
Em resumo, o anúncio do passe livre nos ônibus aos domingos e feriados específicos representa um avanço significativo para a população da cidade de São Paulo, oferecendo uma oportunidade para reverter a tendência de perda de passageiros no transporte coletivo público. Contudo, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir a eficiência e a excelência do transporte público na cidade.