A solenidade de premiação aconteceu na Capitania dos Portos de Maceió e homenageou seis estudantes da rede estadual de ensino. Destaque para Lis Santos Paiva, campeã entre os alunos do ensino fundamental e segunda colocada na classificação geral entre os concorrentes de todo o estado. Além de uma medalha de honra, Lis também foi premiada com um diploma da Capitania dos Portos de Alagoas.
A gestora do Colégio Tiradentes, a professora Helena Soares, enfatizou que a escola sempre incentiva os alunos à prática da escrita, visando também à participação no concurso da Marinha. Ela ressaltou que a participação em atividades como a Operação Cisne Branco é motivo de orgulho e que vê-los sendo premiados por isso deixa toda a equipe pedagógica muito feliz.
Os temas das redações deste ano foram “A participação da Marinha na Independência do Brasil” para os alunos do Ensino Fundamental, e “O poder naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar” para os do Ensino Médio. Os estudantes premiados foram recebidos pelo capitão dos Portos de Alagoas, Luciano Teixeira, que parabenizou o interesse dos alunos em falar sobre o país, especialmente em uma data tão significativa para a Marinha, já que em 13 de dezembro é celebrado o Dia do Marinheiro.
As seleções e premiações acontecem em níveis distintos. Os autores dos três melhores trabalhos em cada categoria (fundamental e médio), por escola, recebem diplomas e medalhas. Os selecionados por cidade recebem prêmios e participam das etapas distrital e nacional do concurso. Os primeiros colocados em nível distrital recebem prêmios diversos, enquanto os escolhidos para a disputa nacional são contemplados com um notebook e uma visita ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhados dos responsáveis.
Os alunos do Colégio Tiradentes, que foram homenageados na Capitania dos Portos de Alagoas, deixaram claro o esforço e dedicação que dedicaram à redação, e expressaram o desejo de continuar se esforçando para alcançar seus objetivos futuros, incluindo aspirações em ingressar na Marinha. Este é um grande feito para a escola e um motivo de orgulho para toda a comunidade escolar.