MACEIÓ – Secretária de Educação de Maceió participa do lançamento do aplicativo Aprender a Proteger que visa identificar violência contra crianças e adolescentes.

A Secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, marcou presença no lançamento do aplicativo Aprender a Proteger, um evento que ocorreu na quarta-feira (13) na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em Maceió. O objetivo do aplicativo é auxiliar os profissionais da educação e os agentes do sistema de garantia de direitos a identificar e encaminhar casos de violência contra crianças e adolescentes em todo o estado de Alagoas.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual de Alagoas, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Educação de Alagoas, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e secretarias municipais e estadual de Educação de Alagoas.

Durante o evento, Jó Pereira destacou a importância da ferramenta, ressaltando que o aplicativo representa a união de esforços e o trabalho integrado das instituições e entidades, visando fortalecer a rede de proteção infanto-juvenil do estado. Segundo ela, a integração das políticas públicas é fundamental para fortalecer e costurar todos os pontos dessa rede de proteção e cuidado das crianças e adolescentes.

O aplicativo Aprender e Proteger está disponível de forma gratuita para sistemas Android e IOS. A ferramenta visa auxiliar os profissionais de educação, de saúde e outros que integram o sistema de garantia de direitos, a identificar os sinais de violência e adotar as providências necessárias para a proteção da criança, evitando assim a sua revitimização.

O promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, Cláudio Malta, explicou que o aplicativo surgiu como uma alternativa de ação nas escolas para que os profissionais possam entender a gravidade do momento em que o país vive.

Além disso, o evento contou com a participação de outros profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, bem como representantes de outras instituições e entidades envolvidas na iniciativa. Ao longo do dia, o público participou de palestras sobre o reflexo da violência doméstica no ambiente escolar, o papel social da escola no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros temas.

Em suma, o evento foi marcado pela importância dada à proteção das crianças e adolescentes, ressaltando que essa é uma responsabilidade de todos. O aplicativo Aprender a Proteger surge como uma ferramenta importante para auxiliar os profissionais na identificação da violência e na proteção das vítimas, visando contribuir para a construção de um ambiente mais seguro e protetor para as crianças e adolescentes.

Botão Voltar ao topo