A mobilização das equipes da Rede Acolhe, do Ronda do Bairro e da Casa de Direitos de Maceió teve o objetivo de aproximar os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado de quem mais precisa. O trabalho foi de extrema importância, sensibilizando as pessoas em situação de rua sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas, além de divulgar os meios de comunicação oficiais para que essas pessoas busquem ajuda.
Segundo a coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Julyanna Gomes, muitas vezes, o indivíduo não aceita o acolhimento no momento, mas depois procura por atendimento, mostrando a eficácia do trabalho realizado pela Seprev. Já a chefe da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda do Bairro, Vanessa Castro, destacou que, com as ações itinerantes, o Estado consegue oferecer dignidade para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, abrindo caminho para a mudança de vida.
As ações itinerantes visam oferecer tratamento gratuito e serviços essenciais para as pessoas em situação de rua, assegurando seus direitos fundamentais e garantindo o acesso a serviços públicos, além de promover a participação ativa na sociedade. As buscas ativas realizadas pela Seprev acontecem duas vezes ao mês e incluem atendimentos psicológicos e sociais à população.
Com essas ações, o Estado consegue oferecer dignidade às pessoas em situação de rua, trazendo esperança e oportunidades para aqueles que mais precisam. A iniciativa continua sendo essencial para combater os problemas decorrentes da dependência química e da situação de vulnerabilidade social, garantindo um cuidado mais humanizado e eficaz para a população em situação de rua.