Com formação acadêmica sólida, Jean é doutor em História Econômica e mestre em História Social, trazendo consigo uma bagagem de experiência e conhecimento para liderar a EBC. Ao longo de sua carreira, ele ocupou diversos cargos de destaque, como coordenador adjunto de Articulação Intergovernamental, Coordenador Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (DF) e secretário-adjunto de governo na Secretaria de Governo do DF.
Além disso, Jean foi presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf), acumulando experiência na gestão pública. Sua atuação como consultor no governo federal e no terceiro setor na elaboração de projetos e convênios para planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas na área da educação e alimentação escolar também o qualifica para o cargo de presidente da EBC.
Além da nomeação de Jean Lima como presidente, Lula também designou Maíra Carneiro Bittencourt Maia para o cargo de diretora geral da EBC. Os dois dirigentes terão mandato até 30 de outubro de 2025, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento e valorização da comunicação pública no Brasil.
Com essas nomeações, a expectativa é que a EBC continue cumprindo sua missão de promover a divulgação de informações, conhecimentos e produções culturais, educativas e jornalísticas que sejam de interesse da sociedade brasileira. A nova gestão da empresa terá o desafio de fortalecer a comunicação pública e garantir o acesso democrático à informação, em consonância com os princípios que regem a empresa.