ALAGOAS – “Polícia Militar comemora a lavratura de 500 TCOs e implementa assinatura digital do documento em evento no Tribunal de Justiça”

A Polícia Militar de Alagoas celebrou a lavratura de 500 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e lançou a assinatura digital do documento em um evento que ocorreu no Tribunal de Justiça. A medida foi considerada um avanço significativo na otimização do tempo dos policiais e na garantia de mais equipes no policiamento ostensivo.

Durante a solenidade, mais de 60 pessoas, entre civis e militares, foram homenageadas com a entrega de certificados de reconhecimento pelos esforços na implementação e confecção do documento pela Polícia Militar de Alagoas. Além disso, a corporação anunciou o lançamento da assinatura digital do TCO, que visa substituir o uso da impressora térmica. Com essa medida, o militar poderá assinar o documento através da tela do celular, tendo a sua assinatura anexada aos autos do TCO de maneira imediata.

O subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, destacou a importância do sucesso da confecção do TCO para a otimização e eficiência do serviço policial. Segundo o oficial, a medida se mostrou eficiente para a melhoria do serviço ofertado pela PM, uma vez que a confecção do documento pelo próprio militar garante que ele perca menos tempo em portas de delegacias com situações de menor potencial ofensivo, permitindo que as guarnições ganhem horas dedicadas ao serviço de patrulhamento.

A lavratura do TCO é realizada pelas guarnições através de um formulário de preenchimento no aplicativo Quimera, que foi desenvolvido pela SSP e já é usado para confecção de boletins de ocorrências da PM. Após a conclusão do atendimento, o documento é revisado pela seção de planejamento e emprego operacional de cada unidade da corporação, que funciona como um cartório policial para revisar as informações repassadas. Depois da revisão, o TCO é encaminhado para o sistema do Tribunal de Justiça por meio eletrônico.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-presidente do TJ-AL, desembargador Orlando Rocha; o subcomandante da PM, coronel Neyvaldo Amorim, e os comandantes de policiamento da Região Metropolitana, Sul e Agreste.

Essa iniciativa teve a contribuição do tenente-coronel Paulo Eugênio, e culminou em um avanço importante para a segurança pública de Alagoas. A modernização dos procedimentos policiais é crucial para a eficiência e agilidade no atendimento à população.

Botão Voltar ao topo