BRASIL – Rayssa Leal conquista o vice-campeonato no Mundial de skate street em Tóquio e se destaca na corrida olímpica para Paris

Na madrugada deste domingo (17), pelo horário de Brasília, Rayssa Leal, também conhecida como “Fadinha”, brilhou no Mundial de skate street, disputado em Tóquio, Japão. A jovem maranhense de apenas 15 anos conquistou o vice-campeonato da competição, dividindo o pódio com as japonesas Yumeka Odo (ouro) e Momiji Nishiya (bronze).

Rayssa obteve uma somatória de 261.90 pontos na melhor volta, que consistia em duas voltas de 45 segundos cada, e nas duas manobras mais bem avaliadas, realizadas em cinco tentativas. Em uma dessas manobras, a brasileira recebeu a nota 90.91, colocando pressão em sua principal adversária, Yumeka. Entretanto, a japonesa conseguiu uma nota final de 94.80, ultrapassando Rayssa e garantindo a medalha de ouro.

A prata em Tóquio encerrou uma temporada vitoriosa para Rayssa Leal. Em março, a jovem participou do Mundial de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e conquistou o título. Já em dezembro, em São Paulo, Rayssa foi bicampeã do Super Crown, principal circuito mundial da modalidade.

Na final masculina do Mundial de Tóquio, os japoneses dominaram o pódio, ocupando as três primeiras posições. A vitória foi de Sora Shirai, com Kairi Netsuke conquistando a prata e Yuto Horigome ficando com o bronze. O paulista Gabryel Aguilar foi o brasileiro que chegou mais longe, parando na semifinal.

O Mundial de Tóquio faz parte da primeira fase de classificação para a Olimpíada de Paris, na França. Os 44 primeiros do ranking avançarão para a próxima fase, com um limite de seis skatistas por país em cada gênero. As próximas etapas do circuito de classificação serão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em março; Xangai, na China, em maio; e Budapeste, na Hungria, em junho.

O skate street em Paris contará com 44 atletas, sendo 22 no masculino e 22 no feminino. Cada país poderá classificar no máximo três skatistas em cada gênero. As brasileiras mais bem colocadas entre as mulheres são Rayssa Leal (segunda), Pâmela Rosa (sétima) e Gabi Mazetto (11ª). Entre os homens, destacam-se Kelvin Hoefler (quarto), Giovanni Vianna (décimo) e Felipe Gustavo (19º). Com isso, a expectativa é de uma grande participação brasileira no skate street das Olimpíadas de Paris.

Botão Voltar ao topo