QUEREM INVESTIGAÇÃO – MDB e Federação Brasil consolidam apoio à criação da CEI do Crime da Braskem

Até a última quinta-feira (21/12), a proposta da vereadora Teca Nelma (PSD) para instaurar a Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Vereadores de Maceió já contava com 7, das 9 assinaturas necessárias, representando um pouco mais de um terço das 25 cadeiras da Casa.

Teca Nelma
Teca Nelma

A comissão, também conhecida como CPI, conta até o momento com as assinaturas de Teca Nelma, Kelman Vieira (Podemos), Joãozinho Gabriel (PSD), Zé Márcio Filho (MDB), Fernando Holanda (MDB), Gaby Ronalsa (PV) e Valmir Gomes (PT).

O PT, partido de oposição, fechou questão a favor da CEI, levando o vereador dr. Valmir Gomes (PT), a assinar o requerimento, anteriormente resistente, até a reunião do diretório municipal do partido. Outros partidos de oposição ao prefeito JHC (PL) também firmaram apoio à CEI, incluindo o MDB, a maior bancada na Câmara de Maceió, que enfrenta resistência de alguns vereadores em assinar o requerimento.

Presidente do MDB em AL, Rafael Brito também afirmou o apoio do partido à CEI

O presidente do diretório do MDB em Maceió, deputado federal Rafael Brito, alertou que o partido também fechou a favor da CEI. “O MDB fechou questão em relação à necessidade de criar uma Comissão Especial para investigar o crime da Braskem. Estamos recomendando que os vereadores filiados ao partido assinem o requerimento apresentado pela vereadora Teca Nelma. O vereador que se recusar a isso será suspenso das atividades partidárias, podendo inclusive sofrer outras punições”, ressaltou Rafael.

Rafael Brito
Rafael Brito

Outro partido que fechou questão pela criação da CEI do Crime da Braskem foi o PV. Na verdade, a decisão foi tomada pela Federação Brasil, da qual a legenda faz parte, junto com o PT e PCdoB.

O deputado estadual Sílvio Camelo (PV) afirmou que a Federação Brasil em Alagoas fechou questão em torno da CEI e pela apuração do crime da Braskem, funcionando como um único partido com decisões tomadas em bloco. Ele alertou que os vereadores de Maceió filiados a partidos que integram a federação deverão assinar o requerimento sob pena de sofrer penalidades, sendo quatro vereadores, três do PV e um do PT.

Silvio Camelo também afirmou apoio à CEI

Silvio Camelo
Silvio Camelo

Dos 25 vereadores de Maceió, até 21 de dezembro deste ano, 7 assinaram o requerimento de criação da CEI: Teca Nelma e Joãozinho Gabriel (PSD), Kelmann Vieira (Pode), Gaby Ronalsa (PV), Valmir Gomes (PT), Fernando Hollanda e Zé Márcio Filho (MDB).

Outros 7 vereadores podem ser afetados pelo fechamento de questão partidária: Eduardo Canuto e Cal Moreira (PV), Galba Netto, Chico Filho, Luciano Marinho, Brivaldo Marques e Silvânia Barbosa (MDB). A expectativa no MDB é conseguir até duas assinaturas, o que seria suficiente para garantir a criação da CEI.

Botão Voltar ao topo