O plano operacional foi coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e contará com o apoio das instituições municipais e federais. O objetivo é garantir que as celebrações de Ano Novo transcorram sem incidentes, prevenindo e reprimindo atos criminosos.
O Comando de Aviação do Estado também participará do serviço, prestando apoio às equipes no que for necessário, agilizando respostas e atendendo demandas durante os festejos.
Na Região Metropolitana de Maceió, 541 policiais militares serão empregados, com 364 realizando o policiamento a pé nos principais pontos de festas, como a orla e o Benedito Bentes. Além disso, haverá reforço nas cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio. No interior, os grandes comandos de policiamento contarão com 704 policiais nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
A Polícia Civil também estará presente, com cerca de 100 policiais atuando em Maceió e 60 policiais nas delegacias regionais do interior. Além disso, o Corpo de Bombeiros terá 90 militares atuando diariamente em 18 postos de guarda-vidas espalhados pelo estado.
Entre as recomendações das forças de segurança para a população durante as festas de réveillon estão a atenção às placas de sinalização de perigo, a não ingestão de bebida alcoólica e a identificação e acompanhamento de crianças.
Ao empregar um efetivo significativo em todo o Estado, as forças de segurança mostram empenho e comprometimento em garantir a segurança e o bem-estar da população durante as festividades de Ano Novo.