O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), lidera o ranking como o gestor municipal que mais despende em propaganda em todo o Brasil, revelando um aumento exorbitante de 1800% no orçamento. O jornal O Globo realizou uma análise dos gastos com publicidade nas 10 maiores capitais do país, destacando que os prefeitos intensificaram os investimentos em promoção e publicidade institucional no ano que antecede as eleições de 2024.
Os números apontam que São Paulo foi a capital que mais ampliou os gastos, registrando um salto de 78%, passando de R$ 140 milhões para R$ 249 milhões em 2023. No entanto, Maceió superou todas as outras, mesmo não constando no levantamento do O Globo. De acordo com dados do portal da transparência do município, o orçamento destinado à propaganda institucional saltou de R$ 5,05 milhões para mais de R$ 90,6 milhões, representando um crescimento de 1794%, quase 18 vezes o valor inicialmente previsto.
Para alcançar esse aumento, JHC ordenou a transferência de dotação orçamentária de áreas como Saúde, Educação, Turismo e Cultura para a Secretaria de Comunicação. Até a última quarta-feira, 27 de dezembro, a Secretaria de Comunicação já havia empenhado despesas superiores a R$ 71 milhões, ultrapassando significativamente as gestões anteriores. Em comparação com 2020, último ano da gestão anterior, as despesas da Secom aumentaram mais de 250%, enquanto o orçamento da Pasta cresceu mais de 350%.
Essa discrepância coloca Maceió como a capital que mais gasta com propaganda no Brasil proporcionalmente, superando até mesmo cidades de porte muito maior, como São Paulo. Mantendo a proporcionalidade, os gastos da capital alagoana seriam equivalentes a cerca de R$ 1 bilhão. Em comparação com outras capitais, Maceió supera em gastos reais não apenas Recife, Salvador e Fortaleza, mas destaca-se como um caso de superação desproporcional e questionável.