Os livros distribuídos foram selecionados com base na faixa etária dos alunos e abrangeram diversos gêneros literários. Cada aluno recebeu um conjunto de quatro livros para levar para casa, visando incentivar a leitura não apenas entre os estudantes, mas também em suas famílias. A aquisição desses materiais foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Maceió, demonstrando o comprometimento da gestão municipal em promover a educação e a cultura.
Além da distribuição dos livros, as unidades da rede pública municipal de ensino de Maceió promoveram um “Dia D da Leitura” para reunir a comunidade escolar em uma festa literária. Durante esse evento, foram realizadas atividades como contação de histórias, mediação de leitura e apresentações culturais, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos com o texto literário.
Os trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos, como cordéis, poesias e paródias, tiveram como foco principal o estímulo à leitura e a produção textual. Essas atividades foram compartilhadas com o corpo pedagógico das unidades escolares, pais e responsáveis dos alunos, potencializando o impacto do projeto no ambiente familiar e escolar.
O VaLER a Pena foi idealizado pela professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, Simone Souza, em parceria com a ex-secretária-adjunta da pasta, Emília Caldas. Além de despertar o gosto pela leitura, a proposta também teve como objetivo minimizar os prejuízos ao ensino e aprendizagem causados pela pandemia da Covid-19.
A professora Simone destacou a importância do projeto, afirmando que a escolha dos títulos dos livros foi feita levando em consideração a faixa etária das modalidades de ensino. Ela ressaltou que a entrega dos livros, juntamente com a realização de atividades lúdicas, visava levar a leitura de forma prazerosa para dentro das escolas e comunidades.
Além do Projeto VaLER a Pena, a Secretaria de Educação de Maceió também implantou outra iniciativa significativa em 2023, o Projeto Gênio Socioemocionais. Este projeto teve como objetivo desenvolver aspectos socioemocionais dos alunos, famílias e professores, por meio da entrega de materiais didáticos e aulas que auxiliaram no desenvolvimento desses aspectos.
A coordenadora do projeto, Cristiane Rocha, destacou que a entrega dos livros e a realização de formações para os profissionais capacitados foram fundamentais para o sucesso do projeto. As atividades contaram com recursos como canções, histórias em quadrinhos, desenhos animados e poesias para interagir com os alunos, ampliando o impacto das aulas socioemocionais.
Essas iniciativas promovidas pela Semed demonstram o comprometimento da secretaria e da gestão municipal de Maceió em fortalecer a educação e o desenvolvimento integral dos estudantes, indo além do ensino formal e abordando aspectos culturais e socioemocionais. A promoção da leitura e o estímulo ao desenvolvimento socioemocional dos alunos se mostram como elementos essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes.