Com mais de 180 clientes, 48 terminais e uma extensa malha de dutos e navios, a Transpetro tem buscado oferecer serviços de logística em terra e mar para clientes privados como uma de suas metas prioritárias. De acordo com a empresa, a capilaridade da Transpetro tem impactado positivamente a busca por novos contratos por parte do setor privado.
O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, destacou que a companhia tem sido reconhecida no mercado pela sua experiência e competência, o que tem impulsionado o fechamento de novos negócios. Ele ressaltou que as parcerias firmadas serão ampliadas devido à capilaridade e sinergia das operações da Transpetro, que geram um grande diferencial competitivo na logística de petróleo, derivados e biocombustíveis.
Um exemplo do posicionamento estratégico da Transpetro na busca por parceiros de negócios fora do Sistema Petrobras são os novos contratos para operações ship to ship (transbordo de petróleo e derivados entre navios) na Baía de Todos os Santos, na Bahia, com diversos clientes. Além disso, a empresa desenvolveu novas operações de ship to barge (transbordo de petróleo e derivados entre navios e barcaças) na Região Norte, o que tem sido fundamental na manutenção do abastecimento de combustíveis na região.
O ano de 2023 também marcou a utilização inédita pela Transpetro de um navio de sua própria frota para atender um cliente privado, com contrato de transporte aquaviário de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de Coari para Manaus. Além disso, a companhia promoveu a reorganização administrativa, criando uma Gerência Executiva de Novos Negócios e ampliando o número de mulheres em cargos gerenciais, bem como o número de profissionais de diferentes etnias em postos de liderança.
Para a nova gestão da Transpetro, um ambiente de trabalho seguro e diverso é fundamental para gerar mais crescimento dos negócios. O sucesso da empresa em fechar novos contratos e expandir suas operações demonstra a solidez e a competitividade da Transpetro no setor de logística de petróleo e derivados.