Segundo informações do Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Além disso, os candidatos não podem ter ingerido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto no ato da doação.
No entanto, algumas condições de saúde impedem a realização da doação de sangue, como doença de Chagas, Aids e sífilis. Aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade também não são elegíveis para a doação. Além disso, pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação não podem doar sangue por um ano após o procedimento.
A coleta externa de sangue promovida pelo Hemoal foi mais uma oportunidade para os cidadãos contribuírem com o abastecimento do banco de sangue e, consequentemente, ajudar pacientes que necessitam de transfusões. A ação contou com a participação de voluntários dispostos a fazer a diferença na vida de quem precisa.
A iniciativa foi amplamente divulgada e atraiu a atenção de diversos moradores da região, que compareceram à praça para contribuir com a causa. O Hemocentro de Alagoas destacou a importância de realizar coletas externas em diferentes localidades, a fim de alcançar um número maior de doadores e garantir a disponibilidade de sangue para atender às demandas hospitalares.
A coleta externa em Arapiraca foi apenas a primeira de muitas ações que o Hemoal planeja realizar ao longo do ano. A expectativa é que essas iniciativas contribuam significativamente para manter os estoques de sangue em níveis adequados, possibilitando o atendimento eficiente e seguro aos pacientes que necessitam desse recurso fundamental para a sobrevivência.