BRASIL – Lula defende punição exemplar para envolvidos em atos golpistas de 8 de janeiro em discurso no Congresso Nacional.

No último dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração pública durante um evento em defesa da democracia no Salão Negro do Congresso Nacional. Lula afirmou que é necessário que haja uma punição exemplar para todos aqueles que tiveram envolvimento nos atos golpistas do ano passado, que resultaram na depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Durante o discurso, Lula ressaltou que o perdão aos envolvidos nos atos golpistas soaria como impunidade e que a impunidade poderia ser interpretada como um salvo conduto para novos atos terroristas contra a democracia. Ele ainda destacou que a tentativa de deposição da democracia, que desrespeita o resultado das eleições, teria consequências drásticas para a estabilidade política do país.

Além do presidente, estiveram presentes no evento o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, juntamente com parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também fez um discurso em defesa da punição aos financiadores do golpe.

Lula também elogiou a coragem de parlamentares, governadores, ministros, militares legalistas e, principalmente, do povo brasileiro, que garantiu a celebração da vitória da democracia sobre o autoritarismo. Além disso, o presidente mencionou a coragem dos trabalhadores da Polícia Legislativa, que se recusaram a aderir ao golpe e defenderam o prédio do Congresso Nacional durante a invasão, mesmo em minoria.

O evento marcou um ano desde a ocorrência dos atos golpistas e serviu como uma forma de reforçar a importância da democracia e da estabilidade política no país. A presença de diversas autoridades e a união de diferentes esferas do poder demonstrou a preocupação e o compromisso com a defesa dos princípios democráticos no Brasil. Lula encerrou o discurso reforçando a importância dos valores democráticos e da luta contra qualquer forma de autoritarismo ou tentativa de golpe.

Sair da versão mobile