ALAGOAS – Seis Projetos de Escolas Estaduais de Alagoas São Semifinalistas na Maior Feira Científica do País

Seis projetos de escolas estaduais de Alagoas foram selecionados como semifinalistas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), o maior evento de iniciação científica do país. Ao todo, o estado teve 11 trabalhos pré-selecionados para a mostra, que acontecerá de 18 a 22 de março.

Entre os projetos escolhidos estão: sistema de monitoramento da umidade do solo para aplicação em horta doméstica, produção de pisos cerâmicos a partir da casca do sururu, produção de papel à base de bagaço de cana de açúcar e uso de garrafas pet para produção de kits de robótica de baixo custo. Além disso, também foram selecionados trabalhos sobre o descarte de plástico no Rio São Francisco e sobre o reisado de Palmeira dos Índios.

Os projetos passarão por uma avaliação online entre os dias 15 e 26 de janeiro, que definirá os finalistas para a mostra presencial na USP em março. Ricardo Lisboa, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, comemorou a pré-seleção dos projetos e destacou a parceria existente entre a Seduc-AL e a Febrace.

“Essa seleção é fruto de um intenso trabalho de iniciação científica nas escolas de Alagoas. A Febrace é uma vitrine da ciência que se produz no Brasil e estamos muito felizes por termos seis projetos semifinalistas”, afirmou Lisboa.

Alguns dos projetos pré-selecionados já receberam reconhecimento em outros eventos científicos do estado, como a Mostra Científica Estadual de Criatividade, Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Educação, realizada em Penedo e Porto Calvo em outubro do ano passado. Além disso, o projeto Ecofloor foi premiado no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e na Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia na Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (Mocitepial), de Arapiraca.

Os professores responsáveis pelos projetos se mostraram felizes com o reconhecimento e ressaltaram a importância da Febrace como uma oportunidade para mostrar o trabalho de iniciação científica realizado nas escolas. Para eles, a seleção para a feira é uma recompensa por um ano de muito esforço e conquistas.

Em suma, a pré-seleção dos projetos de escolas estaduais de Alagoas para a Febrace-USP é um reflexo do comprometimento e qualidade do trabalho de iniciação científica realizado nas instituições de ensino do estado. A participação na feira representa uma grande oportunidade de reconhecimento e valorização do trabalho dos estudantes e professores envolvidos.

Botão Voltar ao topo