BRASIL – Governo lança Concurso Nacional Unificado com 6,6 mil vagas em órgãos federais e reserva para pessoas negras, com deficiência e indígenas.

O Concurso Nacional Unificado divulgou oito editais na tarde da última quarta-feira (10), que foram publicados à noite no Diário Oficial da União. Os interessados em ingressar no funcionalismo público federal poderão verificar informações sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas.

Ao todo, a seleção oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais, sendo 5.948 vagas para nível superior e 692 para nível médio. As inscrições começarão no próximo dia 19 e vão até 6 de fevereiro. Elas serão feitas exclusivamente pelo Portal Gov.br, com taxas de R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior).

As provas para os cargos de nível superior serão realizadas em duas etapas, uma pela manhã, com provas objetivas de conhecimentos gerais e discursiva de conhecimento específico do bloco, e outra à tarde, com provas objetivas de conhecimentos específicos. Já para os cargos de nível médio, haverá provas objetivas pela manhã e à tarde, além de redação.

O cronograma do concurso prevê a divulgação dos dados finais de inscrições para o fim de fevereiro, a publicação dos cartões de confirmação para o final de abril, a aplicação das provas para o início de maio, a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação para o início de junho e a divulgação final dos resultados para o final de julho. A convocação para posse e cursos de formação está prevista para o início de agosto.

Os editais, assim como mais informações sobre o Concurso Público Unificado, estão disponíveis nos links divulgados pela organização.

A seleção reserva 20% das vagas para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos para a Funai. Além disso, as inscrições serão realizadas na plataforma única, no Portal Gov.br, com contas ouro, prata ou bronze.

A banca examinadora responsável pelas provas do concurso será a Fundação Cesgranrio. Ao longo do processo de inscrição, o candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro do mesmo bloco temático, e escolher as preferências entre os cargos e especialidades.

O Concurso Nacional Unificado é uma oportunidade para quem deseja seguir carreira no funcionalismo público federal e atuar em diferentes áreas, com vagas disponíveis em diversos órgãos do governo. As inscrições estarão abertas em breve, e os candidatos poderão concorrer a diversas vagas em um único processo seletivo.

Sair da versão mobile