BRASIL – Plataforma Não Me Perturbe encerra 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados, representando aumento significativo em relação a 2022.

A plataforma Não Me Perturbe, que permite o bloqueio de chamadas indesejadas de empresas, encerrou o ano de 2023 com um total de 12 milhões de números de telefone cadastrados. Este número representa um crescimento significativo em relação ao ano anterior, com um aumento de 974.902 números em comparação a 2022.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, que representa as empresas de telecomunicações e conectividade, o número de cadastros na plataforma equivale a 4,3% da base total de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Lançada em julho de 2019, a plataforma permite que os usuários bloqueiem chamadas de telemarketing provenientes de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. No entanto, é importante ressaltar que o mecanismo não bloqueia chamadas de outros segmentos, como planos de saúde ou redes varejistas.

Aqueles que desejam bloquear seus números de celular e telefone fixo para evitar receber ligações indesejadas relacionadas aos setores de telecomunicações e crédito consignado podem fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. Após o cadastro, o bloqueio é efetivado em até 30 dias.

O estado de São Paulo é o que concentra a maior parte dos números bloqueados, com um total de 5,52 milhões de números registrados. Isso é esperado, já que São Paulo também possui a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e telefones fixos. Por outro lado, o Distrito Federal apresenta a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, representando 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

A plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde o seu lançamento, o número de cadastros tem crescido ano após ano, atingindo a marca de 10 milhões em 2022. Além disso, em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas relacionadas a chamadas indesejadas diminuiu em 15,2% em comparação ao ano anterior. Este é mais um indicativo do sucesso e impacto positivo da plataforma Não Me Perturbe.

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