Equatorial Alagoas orienta sobre cuidados para prevenir acidentes elétricos durante as férias escolares das crianças.

As férias escolares do mês de janeiro são um momento de diversão e lazer para muitas crianças e adolescentes em Alagoas. No entanto, os pais e responsáveis precisam redobrar os cuidados para garantir que esse período não seja marcado por acidentes elétricos dentro de casa. Pensando nisso, a Equatorial Alagoas preparou uma série de orientações importantes.

De acordo com dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 foram registrados 853 acidentes de origem elétrica no país, dos quais 149 foram fatais e ocorreram no ambiente familiar, envolvendo principalmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O executivo de Segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel, ressalta que o ambiente doméstico pode esconder armadilhas que comprometem a segurança das crianças. Por isso, a primeira dica é manter os pequenos longe de objetos que possam provocar choques elétricos.

Segundo Pimentel, muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Ele destaca a importância de utilizar protetores nas tomadas para evitar que objetos metálicos sejam introduzidos, além de evitar o uso do “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva, já que isso pode sobrecarregar as tomadas e causar curtos-circuitos e incêndios.

Além disso, o executivo orienta sobre o uso adequado de equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, destacando a importância de ligá-los e desligá-los da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. Pimentel também chama atenção para a não utilização de aparelhos celulares e tablets durante o carregamento, ressaltando que carregadores não originais podem representar perigo de choque elétrico, explosões e incêndios.

Outro ponto importante é a atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados à tomada em ambientes úmidos ou molhados, pois a água é um condutor de eletricidade. Pimentel destaca a importância de não permitir que crianças descalças ou com o corpo molhado manuseiem aparelhos elétricos em ambientes molhados.

Além disso, ele ressalta os riscos relacionados à empinada de pipas, alertando que em locais inadequados a linha pode enroscar em postes, transformadores e cabos elétricos, provocando curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia da região.

Em casos de acidentes envolvendo energia elétrica, a Equatorial Alagoas orienta desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros ou para o Samu. Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento.

Com as orientações da Equatorial Alagoas, os pais e responsáveis podem garantir que as férias das crianças e adolescentes sejam marcadas apenas por momentos de diversão e segurança.

Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Sair da versão mobile