BRASIL – “Paraná conquista Taça das Favelas masculina e Rio de Janeiro leva título feminino na etapa nacional de 2023”

A etapa nacional da Taça das Favelas, o maior torneio entre comunidades do mundo, terminou no último sábado (13) no Estádio do Canindé, em São Paulo. O evento teve como campeões a seleção do estado do Paraná, que venceu a equipe do Espírito Santo por 2 a 1 na final masculina, e o Rio de Janeiro, que superou as adversárias nos pênaltis por 3 a 1, após empate por 1 a 1 no jogo das mulheres.

O time masculino do Paraná foi formado por jogadores que se destacaram na etapa estadual, que reuniu mais de 11 mil atletas de 200 comunidades. Eles venceram os rivais do Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia e ainda superaram os baianos nas quartas de final. Na semifinal, eliminaram o Rio de Janeiro e conquistaram a vitória na final contra o Espírito Santo, com um gol do volante Kayo de pênalti.

Já a seleção feminina do Rio reuniu os destaques da Taça das Favelas estadual, com destaque para o Corte Oito, de Duque de Caxias (RJ), que foi campeão. Elas foram as mais bem colocadas em seu grupo, que incluía Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, que enfrentaram na final. O confronto representou uma revanche da decisão de 2022, com as paulistas saindo na frente, mas as cariocas acabaram vencendo nos pênaltis, garantindo o título pelo segundo ano consecutivo.

A Taça das Favelas é realizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e teve sua primeira edição nacional em 2022. Com as finais sendo disputadas na Arena Barueri, em São Paulo. Este torneio se destaca por fomentar o esporte em comunidades carentes, dando visibilidade para jovens atletas em todo o país, e é um marco na inclusão social e na promoção da igualdade de oportunidades para os moradores de áreas menos favorecidas.

Botão Voltar ao topo