ALAGOAS – “Hemoal promove coleta externa de sangue em Arapiraca nesta terça-feira para reforçar estoque de hospitais e maternidades”

Nesta terça-feira, dia 15 de janeiro de 2024, o Hemoal (Hemocentro de Alagoas) está realizando uma coleta externa de sangue na cidade de Arapiraca. A ação itinerante acontece na Praça Marques da Silva, das 8h às 16h, com o objetivo de manter estabilizado o estoque de sangue para atender a demanda dos hospitais e maternidades da região.

Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar igual ou superior a 50 quilos, estar em boa saúde e portar um documento de identificação com foto. Além disso, voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar a doação. Para aqueles que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.

Os candidatos à doação de sangue também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos e terem dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

A coleta externa de sangue é uma importante iniciativa para garantir que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos para atender as demandas dos hospitais e maternidades da região. A ação itinerante facilita o acesso de pessoas que desejam fazer a doação, já que ocorre em um local de fácil alcance e durante um horário estendido, considerando a rotina da população.

Ao comparecer à Praça Marques da Silva para realizar a doação, os voluntários estarão contribuindo para salvar vidas e ajudar pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas para o tratamento de diversas condições de saúde. É importante ressaltar a importância do ato de doar sangue e como ele pode impactar de forma positiva a vida de muitas pessoas.

Portanto, a coleta externa de sangue realizada pelo Hemoal na cidade de Arapiraca é uma oportunidade para que os cidadãos contribuam com a saúde da comunidade e demonstrem solidariedade ao próximo.

Botão Voltar ao topo