ALAGOAS – “Consulta Pública Aberta para Opiniões sobre o Plano Nacional de Pós-graduação 2024-2028”

Os alagoanos têm a oportunidade de contribuir para a elaboração do Plano Nacional de Pós-graduação 2024-2028. A consulta pública, aberta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, permanecerá disponível online até o dia 25 de janeiro.

A participação é aberta a toda sociedade e tem como objetivo colher opiniões sobre as políticas públicas que viabilizam a formação de mestres, doutores e profissionais da educação básica e superior, além do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

O PNPG foi aberto para contribuições da população em geral, marcando a primeira vez na história do Brasil em que os cidadãos comuns têm a oportunidade de participar ativamente da elaboração do plano. A versão inicial do documento, bem como os 22 temas prioritários pré-definidos por Alagoas, está disponível para consulta.

Os interessados em contribuir podem acessar a plataforma Participa + Brasil do governo federal, utilizando o login gov.br. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) destaca a importância da participação dos coordenadores e docentes dos programas de pós-graduação no estado, bem como de todas as pessoas que contribuíram com a definição dos temas no ano anterior.

Lisandra Pereira, assessora científica de formação de capital humano da Fapeal, ressalta a importância do documento para a melhoria dos programas de pós-graduação e solicita a contribuição de todos. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o site da Fapeal.

A iniciativa de abrir a consulta pública para a elaboração do PNPG 2024-2028 visa reunir diferentes perspectivas e contribuições da sociedade para a construção de um plano que seja representativo e abrangente. A oportunidade de participação direta nesse processo evidencia uma abordagem mais inclusiva na definição das políticas educacionais do país. A consulta pública pela internet é uma plataforma importante para o engajamento cívico e a promoção da participação democrática da população na definição de políticas públicas.

Botão Voltar ao topo