BRASIL – Banco Central abre edital para concurso público com 100 vagas para analistas em economia e tecnologia da informação.

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União um edital para concurso público visando o preenchimento de 100 vagas para o cargo de analista, além da formação de cadastro reserva. As inscrições poderão ser feitas no período de 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2024, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 150,00. A carga horária para os aprovados será de 40 horas semanais, com um salário de R$ 20.924,80.

Os cargos disponíveis são de analista de economia e finanças e de tecnologia da informação, e para concorrer é necessário possuir diploma de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

O processo seletivo será conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e contará com provas objetivas e discursivas, com previsão de ocorrer em 19 de maio de 2024 em todas as capitais do país. Além disso, haverá a realização de sindicância de vida pregressa como parte do processo seletivo.

A segunda etapa do concurso será o Programa de Capacitação (Procap), de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe. O programa terá carga horária de até 160 horas, com a maior parte das atividades sendo realizadas a distância. Os candidatos aprovados serão lotados nos departamentos do BC e terão exercício em Brasília (DF).

Com tantas oportunidades oferecidas, o concurso público para analista do Banco Central promete atrair uma grande quantidade de candidatos em busca de uma carreira sólida e bem remunerada. A expectativa é que a concorrência seja acirrada, dada a atratividade do salário e das condições oferecidas. A qualidade do Cebraspe como organizador do certame também é um atrativo para os candidatos em busca de uma seleção justa e transparente.

Botão Voltar ao topo