Durante a entrevista, Santana afirmou: “Estamos fechando essas mudanças para que possamos já garantir as novas regras do Fies para as inscrições”. Essas declarações deixaram os estudantes em suspense, já que as inscrições para o Fies geralmente ocorrem no mês de março e a falta de informações sobre o calendário pode gerar ansiedade e incerteza para aqueles que pretendem se inscrever no programa.
O Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies passou a oferecer juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato, o que ampliou o acesso ao financiamento para estudantes de baixa renda.
A não divulgação do calendário para o Fies 2024 deixa em aberto questões sobre possíveis mudanças nas regras do programa, o que pode gerar preocupação entre os estudantes que contam com o financiamento para prosseguir com seus estudos. A expectativa agora fica para os próximos pronunciamentos do Ministério da Educação, que deverá esclarecer as mudanças no programa e o calendário para as inscrições do Fies.
Enquanto isso, os estudantes continuam aguardando por mais informações e torcendo para que as mudanças no Fies tragam mais oportunidades e benefícios para aqueles que precisam do financiamento para realizar o sonho de obter um diploma de ensino superior.