BRASIL – Brasileiro conquista primeira medalha na história das Olimpíadas de Inverno da Juventude de 2024

Na manhã deste sábado (20), em Gangwon, na Coreia do Sul, o Brasil teve um motivo para comemorar nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024. O catarinense Zion Bethonico, de apenas 17 anos, conquistou a primeira medalha do país na história das Olimpíadas de Inverno, seja para jovens ou adultos, ao terminar em terceiro lugar na prova de snowboard cross.

Em declaração ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o jovem atleta expressou sua satisfação: “Finalmente, uma medalha da qual eu posso me orgulhar. O plano é continuar com foco, seguir competindo forte e agora pegar um ouro nos Jogos Olímpicos adultos”.

Bethonico realizou cinco descidas na primeira fase da competição, obtendo a quinta melhor somatória de pontos. Na fase seguinte, ele desceu ao lado de outros três competidores, terminando em segundo e avançando à final. Na decisão, conquistou o terceiro lugar, atrás do francês Jonas Chollet (ouro) e do canadense Anthony Shelly (prata).

O atleta dedicou sua conquista ao irmão, Noah, que esteve ao seu lado durante a competição e participou dos Jogos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020. Bethonico ressaltou a importância do apoio do irmão durante a competição, afirmando que a medalha é para ele, “quem sempre esteve mais próximo”.

Além da conquista de Zion Bethonico, o Brasil teve outras estreias em Gangwon. Na modalidade de curling, a equipe brasileira foi derrotada pela Coreia do Sul, restando mais seis jogos para o time. Na patinação velocidade – pista curta, Lucas Koo chegou à semifinal, terminando na 21ª posição. Já no biatlo – que une esqui e tiro esportivo, Mariana Silva acabou em 93º lugar.

Com isso, o Brasil encerrou a primeira manhã de disputas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024 com a emoção da conquista histórica de Zion Bethonico e o desempenho dos demais atletas brasileiros que estão representando o país no evento esportivo de elite.

Sair da versão mobile